Sinusite Aguda

Dor de cabeça em 1 regi~ao da face, sensação de pressão ou peso e obstrução nasal são sintomas bem comuns de um quadro de sinusite. Esta inflamação das mucosas das cavidades ósseas, ao redor do nariz, rosto e olhos, pode ser dividida em aguda ou crônica.

Na aguda o paciente apresenta sintomas como de um resfriado por um período de 4 a 6 dias , podendo ter febre, cansaço, tosse, coriza, dor muscular, perda de apetite e, a partir desse período evoluir com uma sinusite tendo pressão ou peso na face, tosse, catarro no nariz e catarro que escoa para garganta, geralmente causada pela obstrução da secreção.

Nestes quadros, a lavagem do nariz com soro fisiológico ou solução salina podem melhorar a respiração e, a ingestão de bastante água ajuda na diluição da secreção. Evitar ambientes secos, como com ar-condicionados, é indicado para não aumentar o ressecamento das mucosas e dificultar a drenagem de secreção. Evite também atividades físicas extenuantes assim como evite “choque ‘térmico”

Um médico otorrinolaringologista deve ser procurado para tratamento adequado e alívio dos sintomas.

?Dr. Diego Pizzamiglio – Otorrinolaringologista

?Hospital IPO – São José: 41. 30816700