Blog

Mitos e Verdades – Descongestionantes nasais viciam?

Infelizmente, sim! Então, se você é dessas pessoas que carregam o descongestionante nasal para aplicação de hora em hora, está na hora de buscar a ajuda de um otorrinolaringologista.

.
Como eles funcionam

Quando nosso nariz entope, é comum recorrermos aos descongestionantes, que são vendidos sem receita médica, para aliviar o incômodo e a pressão. Quando pingamos o remédio, os vasos da região inflamada se contraem e desincham, abrindo passagem para o ar.

.

Quando começa o problema

O problema é que logo os vasos voltam a inchar, o nariz entope e voltamos a usar o descongestionante. Este ciclo provoca a produção de mais vasos e com o tempo precisamos de doses cada vez maiores para o remédio fazer efeito. Ocasionando um quadro de rinite rebote ou medicamentosa.

.

O que fazer quando o nariz entupir, então?

A melhor maneira de limpar o nariz é com soro fisiológico, pelo menos duas vezes ao dia. Você pode fazer aquela lavagem com a seringa que ensinei em vídeo aqui ou fazer uso de sprays nasais de soro fisiológico ou de agua do mar. Se os sintomas persistirem, procure um otorrinolaringologista para identificar a causa da obstrução do seu nariz (desvio de septo nasal, hipertrofia de cornetos, rinites, sinusites, corpo estranho, etc).

____

📌Dr. Diego Pizzamiglio – Otorrinolaringologista

📌CRM-PR 23.174 | RQE-PR 1440

📱CEOM Curitiba: 41. 3267-4654

📱Hospital IPO: 41. 3314-1500

📱Hospital IPO – São José: 41. 30816700

📱Hospital IPO Campo Largo: 41.30325020

20 de novembro de 2019 , , , ,
Sobre combustiva

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *