Mitos e Verdades – Descongestionantes nasais viciam?
Infelizmente, sim! Então, se você é dessas pessoas que carregam o descongestionante nasal para aplicação de hora em hora, está na hora de buscar a ajuda de um otorrinolaringologista.
.
Como eles funcionam
Quando nosso nariz entope, é comum recorrermos aos descongestionantes, que são vendidos sem receita médica, para aliviar o incômodo e a pressão. Quando pingamos o remédio, os vasos da região inflamada se contraem e desincham, abrindo passagem para o ar.
.
Quando começa o problema
O problema é que logo os vasos voltam a inchar, o nariz entope e voltamos a usar o descongestionante. Este ciclo provoca a produção de mais vasos e com o tempo precisamos de doses cada vez maiores para o remédio fazer efeito. Ocasionando um quadro de rinite rebote ou medicamentosa.
.
O que fazer quando o nariz entupir, então?
A melhor maneira de limpar o nariz é com soro fisiológico, pelo menos duas vezes ao dia. Você pode fazer aquela lavagem com a seringa que ensinei em vídeo aqui ou fazer uso de sprays nasais de soro fisiológico ou de agua do mar. Se os sintomas persistirem, procure um otorrinolaringologista para identificar a causa da obstrução do seu nariz (desvio de septo nasal, hipertrofia de cornetos, rinites, sinusites, corpo estranho, etc).
____
?Dr. Diego Pizzamiglio – Otorrinolaringologista
?CRM-PR 23.174 | RQE-PR 1440
?CEOM Curitiba: 41. 3267-4654
?Hospital IPO: 41. 3314-1500
?Hospital IPO – São José: 41. 30816700
?Hospital IPO Campo Largo: 41.30325020