Por que eu ronco?
Entenda uma coisa: roncar não é normal. O ronco diminui a qualidade do sono, reduz a capacidade de concentração, reduz a produtividade, aumenta a chance de doenças cardíacas e prejudica relacionamentos, ou seja, impacta a vida da pessoa em diversos aspectos. Portanto, é importante entender as causas dessa condição para procurar o tratamento adequado.
O ronco não traz problemas apenas pelo barulho que gera, ele também faz com que seu coração trabalhe mais enquanto você dorme, assim não ocorre o descanso do corpo adequadamente, reduzindo a oxigenação do cérebro. Por consequência, ocorre diminuição da sua atenção no dia a dia, dificuldade para concentração, aumento da pressão arterial, alterações cardiovasculares que vão se somando no decorrer dos dias. .
O ronco acontece quando os músculos do pescoço relaxam ao ponto de estreitar a via respiratória e impedir a passagem do ar. Com isso, acontecem vibrações na garganta que geram o ruído do ronco. Existem diversos fatores que podem provocar essa condição, aqui estão alguns deles:
.
➡ Razões estruturais como o formato do nariz ou da mandíbula;
➡ Inchaço nas amígdalas;
➡ Nasofaringe;
➡ Desvio de septo;
➡ Condições alérgicas como a rinite;
➡ Apneia do sono;
➡ Problemas na tireoide;
➡ Aumento de peso;
➡ Dormir de barriga para cima;
➡ Consumo de álcool;
➡ Avanço da idade.
➡ Tamanho da língua.
Algumas pesquisas comprovam que os homens têm uma tendência maior para o ronco, no entanto há diversos tratamentos que podem ser indicados para melhorar essa condição.
.
Se seu ronco incomoda a você ou seu parceiro, procure um otorrinolaringologista para entender esse problema e buscar ajuda. Vamos descobrir o que está acontecendo com você!
____
?Dr. Diego Pizzamiglio – Otorrino Curitiba
?CRM-PR 23.174 | RQE-PR 1440
?Clínica CEOM – Unidade IPO Jardim das Américas: 41. 3267-4654
?Hospital IPO: 41. 3314-1500
?Unidade IPO São José: 41. 3081-6700
?Unidade IPO Campo Largo: 41.3555-3580