Blog

Como dormir melhor

Grande parte dos brasileiros sofrem com problemas relacionados ao sono e não dormir bem pode trazer consequências sérias para o nosso organismo como problemas de saúde, falta de produtividade e certa sonolência durante o dia que vão impactar nas atividades e relacionamentos da pessoa.

.

Existem alguns cuidados que podem ser tomados para melhorar as condições do sono. Aqui vão algumas dicas de como você pode dormir melhor:

.

➡ Diminua a luz ambiente perto do horário de dormir e vá para a cama quando o sono estiver chegando. Evite distrações como televisão ou outras telas (tablets ou celulares) no quarto de dormir e prefira o escuro total. Pontos de luz são recomendados para idosos e crianças que costumam acordar durante a noite, mas só devem ser acesos caso mesmo seja necessário.

➡ Cuide para que o ambiente de descanso seja tranquilo e silencioso, evite sons ambientes mesmo que relaxantes (caso seja realmente necessário, utilize sons da natureza – cachoeira, ondas do mar, chuva, etc – em volume baixo) durante o sono e busque alternativas para abafar o “som das grandes cidades” como o protetor auricular ou janelas antirruídos.

➡ A temperatura também merece atenção. O calor pode ser mais incômodo para relaxar e dormir, mas passar frio durante a noite também pode reduzir a qualidade do sono. Perceba as suas preferências e procure usar roupas confortáveis que permitam movimento.

➡ Alimente-se bem, mas sem exageros. Refeições muito fartas tendem a pesar no estômago que precisa de mais energia para a digestão. O ideal é que a última refeição seja feita até 2 horas antes do horário de dormir.

➡ Procure manter uma rotina do sono, tanto para crianças quanto para adultos, a rotina é fundamental para a adaptação do organismo e consequente regularização do relógio biológico. Esta rotina quer dizer, ter um horário estabelecido para dormir e para despertar.

➡ Evite ingerir substâncias estimulantes (café, chá mate, bebidas energéticas, chá verde, chimarrão, chocolates…) até 6 horas antes de ir dormir.

➡ Muitos medicamentos podem interferir na qualidade do seu sono. Para ter uma melhor orientação, converse com seu médico.

.

É possível avaliar com precisão a qualidade do sono com a ajuda de exames como a polissonografia e uma investigação do tempo que o paciente leva para pegar no sono e a quantidades de vezes que acorda durante a noite.

.

Distúrbios como a insônia, o sono interrompido e até o ronco podem ser tratados, proporcionando maior qualidade de vida para o paciente. Ao perceber sinais de cansaço ou sonolência excessiva, procure por um otorrinolaringologista.

____

?Dr. Diego Pizzamiglio – Otorrino Curitiba

?CRM-PR 23.174 | RQE-PR 1440

?Clínica CEOM  – Unidade IPO Jardim das Américas: 41. 3267-4654

?Hospital IPO: 41. 3314-1500

?Unidade IPO São José: 41. 3081-6700

?Unidade IPO Campo Largo: 41.3555-3580

13 de agosto de 2020 , , , ,
Sobre combustiva

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta