Blog

Qual o jeito certo de respirar?

Embora seja um ato involuntário, muitos pacientes têm dificuldades com a respiração e não sabem a forma correta de respirar: se pelo nariz ou pela boca.

E a resposta é sempre: pelo nariz, pois ele prepara ar respirado para o seu contato com o pulmão. O nariz filtra as impurezas da poluição, realiza a umidificação da mucosa e aquecimento do ar respirado. Para ajudar nesse processo, nossos seios da face produzem em torno de 1 copo e meio de secreção/catarro para limpar e umidificar as vias aéreas do nariz até a garganta. Quando respiramos pela boca, não preparamos o ar que vai para nossos pulmões e ressecamos a mucosa oral. A respiração pela boca pode causar ainda uma série de alterações no crescimento da face.

Estima-se que consumimos 6% da energia corpórea para respirar pelo nariz; quando respiramos pela boca acabamos gastando 5 vezes mais (30% da nossa energia de 24h)!!! Por esse motivo, aumenta o cansaço físico, a fadiga, altera nosso sono e até mesmo nossa memória.

Por isso, preste atenção na sua respiração. Você deve inspirar pelo nariz, sentindo o ar encher os pulmões e o abdômen subir e depois expirar sentindo o ar ser esvaziado. 

____

?Dr. Diego Pizzamiglio –  Otorrino Curitiba

?CRM-PR 23.174 | RQE-PR 1440

?CEOM Curitiba: 41. 3267-4654

?Hospital IPO: 41. 3314-1500

?Hospital IPO – São José: 41. 3081-6700

?Hospital IPO Campo Largo: 41.3555-3580

 

20 de abril de 2020
Sobre combustiva

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta