Cefaleia
Você sabia que 76% das mulheres e 57% dos homens sofrem com cefaleia todos os meses? Ela é uma das principais causas de abstenção ao trabalho no mundo.
As causas são as mais diversas , entre elas algum problema de nariz, ouvidos ou garganta. Nestes casos, são chamadas de cefaléias rinogênicas e são relativas à anormalidades nasossinusais, tais como doença inflamatória, infecções, desvio de septo nasal, neoplasias e barotrauma. Ou seja, se junto à dor de cabeça existir queixas como obstrução nasal, secreção no nariz, dor de ouvido ou de garganta e piora do olfato, um otorrinolaringologista deve ser consultado.
Mas, é preciso sempre estar atento aos seus sintomas, para ajudar o médico no diagnóstico correto. Dores de cabeça, com certa frequência, que sofrem influência da luminosidade, por exemplo, podem se tratar de enxaquecas. Ainda, existem outros tipos, como a cefaleia tensional ou cefaleia em salvas (essa também pode entupir o nariz).
Por isso, é importante observar bem todos os sintomas que você vem experienciando e informar ao médico que você procurar. Ele irá conseguir identificar se esta é uma queixa relativa a especialidade dele e consequentemente tratá-lo, ou se deve encaminhá-lo a um colega de outra especialidade.
____
?Dr. Diego Pizzamiglio – Otorrinolaringologista
?CRM-PR 23.174 | RQE-PR 1440
?CEOM Curitiba: 41. 3267-4654
?Hospital IPO: 41. 3314-1500
?Hospital IPO – São José: 41. 30816700
?Hospital IPO Campo Largo: 41.30325020