Blog

Teste da Linguinha

O teste da linguinha é um exame feito assim que o bebê nasce para diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua. A língua presa pode comprometer funções como: sugar, engolir, mastigar e falar.

O exame é obrigatório desde 2014 por Lei Federal e é realizado por fonoaudiólogo ainda na maternidade para detecção do freio em posição incorreta e existência de fenda ou um formato de coração na ponta da língua ao ser elevada.

O teste da linguinha vem sendo discutido pela Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP que destaca que o teste é redundante, uma vez que os movimentos da língua do recém nascido já são analisados pelo pediatra responsável na hora do nascimento.

Independe da discussão e dos rumos do teste da linguinha, é importante que os pais estejam atentos a problemas de sucção e deglutição do bebê e procurem a ajuda do pediatra para diagnóstico. Dependendo do caso, a criança será encaminhada a um otorrinolaringologista. Nem todo bebê com a “língua” presa terá dificuldade para mamar ou deglutir, por isso, nem todo bebê deverá passar por procedimento cirúrgico.
____

📌Dr. Diego Pizzamiglio – Otorrino Curitiba
📌CRM-PR 23.174 | RQE-PR 1440
📱CEOM Curitiba: 41. 3267-4654
📱Hospital IPO: 41. 3314-1500
📱Hospital IPO – São José: 41. 3081-6700
📱Hospital IPO Campo Largo: 41.3555-3580

20 de março de 2020 , , , ,
Sobre combustiva

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *