Será que eu tenho sinusite?

A sinusite é uma inflamação que pode estar associada a infecção nos seios da face, região que fica ao redor do nariz, nas maçãs do rosto, fronte/testa e olhos e pode ser causada tanto por agentes infecciosos como vírus, fungos e bactérias como por fatores irritativos (qualidade do ar, umidade, poluição, fumaças…)

.

Tosse, nariz “trancado”, secreção nasal ou descendo para garganta, perda de olfato e dores da face, na cabeça ou nos ouvidos são alguns dos sintomas da sinusite que pode se manifestar de forma aguda ou crônica. Geralmente a sinusite aguda se manifesta após um resfriado ou uma gripe em que os sintomas persistem após 5 dias (a popular “gripe mal curada”). Seus principais sintomas são: obstrução nasal, secreção nasal, perda do olfato, sensação de catarro descendo de trás do nariz para garganta, podendo ou não ter dores de cabeça (geralmente a dor de cabeça da sinusite surge após 5 dias de nariz trancado, sendo na maioria das vezes pior pela manhã com tendência de melhora no decorrer do dia). Já a sinusite crônica, é uma doença que geralmente o paciente já nasce predisposto a desenvolver. Ela é caracterizada por sintomas que duram mais do que 12 semanas; esses sintomas são: obstrução nasal, tosse, secreção nasal escorrendo do nariz para garganta, dificuldade para sentir cheiro e até pigarro.

.

No caso da sinusite crônica, há ainda outros fatores relacionados que podem influenciar a inflamação como desvio de septo nasal, traumas da face, infecções respiratórias,  alterações de altitude, tabagismo, infecções odontológicas, asma e fatores imunológicos.

.

Para identificar a sinusite é importante ficar atento aos sintomas e outros sinais como febre, presença de muco amarelo ou esverdeado, mal-estar e irritação na garganta. Uma visita ao otorrinolaringologista vai ajudar a identificar não somente a doença, mas as principais causas dessa condição para orientações de tratamento.

.

O diagnóstico da sinusite é clínico, isto é, uma conversa com o médico e exame físico estabelecerá o diagnóstico. Porém, em muitos casos necessitamos também de  exames, como: nasofibroscopia, tomografia computadorizada dos seios da face. Em casos selecionados, com suspeitas de complicações solicitamos ressonância magnética para um diagnóstico mais completo. O raio X dos seios da face tem um valor quando vem normal, quando tiver alguma alteração ao raio X, acabamos solicitando algum outro exame
(o raio X dos seios da face não é um exame que utilizamos para o diagnóstico da sinusite). O tratamento vai depender das condições da inflamação, mas geralmente inclui o uso de antialérgicos, antiinflamatórios, soro nasal, sprays de medicamentos nasais, antibióticos ou até intervenções cirúrgicas (sim, cirurgia para sinusite!). A sinusite pode ter cura, ao contrário do que se fala, o principal é diagnosticar corretamente para saber tratar corretamente.

É importante salientar que nem toda dor na face é sinusite. Não quer dizer que porque você tenha dores na face, seja na testa ou no maxilar, você tenha sinusite. A sinusite é apenas 1 das causas de dores faciais. Muitas vezes nos deparamos com pacientes que falam: “Minha sinusite não tem cura. Vivo com dor de cabeça, tomo vários antibióticos e não melhora”. Nesses casos, devemos aprofundar a investigação, ou a pessoa não tem sinusite e a causa da dor é outra, ou o tratamento instituído não está correto.

.

Caso seus sintomas persistam por mais de cinco dias e você desconfie que tem sinusite, agende uma consulta para uma avaliação mais detalhada.

?Clínica CEOM  – Unidade IPO Jardim das Américas: 41. 3267-4654

?Unidade IPO Campo Largo: 41.3555-3580