Pólipos Nasais

Os pólipos nasais são pequenos tumores benignos (em formato de uva ou lágrima) que crescem na mucosa do nariz ou nos seios nasais.

Como costumam surgir na estrutura interna do nariz e muitas vezes sem sintomas, grande parte dos pacientes só descobre que os possuem após consulta de rotina com o otorrinolaringologista. Quando apresentam sintomas, costumam ser, coriza constante, sensação de nariz entupido, dificuldade pare sentir os cheiros, gotejamento posterior e ou tosse recorrente.

Eles podem ocorrer em qualquer faixa etária, em ambos sexos. Pode ser devido a inflamação crônica (alergias e infecções) nas passagens nasais ou associado a algumas doenças sistêmicas, como a asma ou fibrose cística. Geralmente os pólipos nasais são parte de uma forma de rinossinusite crônica, a rinossinusite crônica com polipose, doença na qual a pessoa já nasce predisposta a desenvolver. Na criança, é mais comum vermos a presença de pólipo único dentro do nariz, chamado pólipo antrocoanal ou pólipo de Killian.

O tratamento costuma ser  uma combinação de medicamentos e cirurgia para retirada Dependendo a origem do pólipo, deve ser feito um tratamento contínuo para o resto da vida do paciente. Infelizmente, é uma condição que pode reaparecer após um tempo.

?Hospital IPO Campo Largo: 41.3032-5020

16 de janeiro de 2020 , , , ,