Novo Coronavírus – COVID-19

O Brasil já registra centenas de pacientes diagnosticados como o novo Coronavírus e Curitiba já registra diversos casos prováveis da doença. Mas, o primeiro passo é saber que não existe motivos para pânico e entender a doença e suas formas de prevenção.
.
O que se sabe atualmente é que o novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus (identificada desde 1960). O surto inicial da doença aconteceu em um mercado de frutos do mar em Wuhan, o que tem levado alguns cientistas a crerem que a transmissão pode ter acontecido a partir do contato entre animais mantidos em lugares em más condições de higiene e humanos.
.
Aqui no Brasil a recomendação é proceder como na epidemia de H1N1.

Evitar tocar em objetos e superfícies muito manuseados;

Lavar as mãos com maior frequência;
Utilizar álcool em gel 70% nas mãos frequentemente;

Cobrir nariz e boca ao espirrar com o braço ou lenço de papel descartável;

Manter-se a um metro de distância de pessoas doentes;

E usar máscaras só em locais de surto intenso.

Procure o hospital, se tiver febre por mais de 2 dias ou falta de ar.
O uso de máscara cirúrgica só deve ser incentivado para o paciente que apresente sintomas e/ou profissionais de saúde. Quem não tem sintomas, não terá proteção utilizando as máscaras (melhor proteção ainda é a higiene das mão e evitar tocar o rosto – olhos, boca e nariz – pois se tratam de uma “porta” de entrada para o vírus penetrar nosso organismo).

O que sabemos até agora é que a mortalidade da doença causada pelo COVID-19 é em torno de 3,2%, sendo mais crítica em idosos com mais de 80 anos e outras doenças (como diabetes, pressão alta, câncer…). Na faixa etária acima de 80 anos, a mortalidade tem aumentado para 15%. Nas pessoas até 40 anos (incluindo recém-nascidos e gestantes) a mortalidade está próxima a zero (0,1%).

Ainda não dispomos de medicamentos eficazes aprovados para o tratamento do vírus nem vacinas.

O vírus está se espalhando pelo Brasil e pelo mundo. A melhor coisa que você pode fazer para se proteger e proteger a família é a higiene das mãos diariamente e evitar ao máximo contato físico com outras pessoas, principalmente com quem está “gripado”. Lembrando que essas orientações ajudam a prevenção de outros vírus causadores de gripes e resfriados, assim como o H1N1. Falando nisso, não se esqueça, a campanha de vacinação contra a gripe começará dia 23/03/20 para idosos e profissionais da saúde!
📌Dr. Diego Pizzamiglio – Otorrino Curitiba
📌CRM-PR 23.174 | RQE-PR 1440