Evite bebidas geladas quando estiver com dor de garganta

Essa é uma daquelas afirmações que você costuma ouvir com frequência dos adultos quando é criança. E de fato ela é verdade.

Embora as bebidas geladas não causem dor de garganta ou piorem o quadro, elas podem contribuir para o aumento da dor, caso o paciente já esteja com algum problema de garganta.

As dores de garganta são causadas por gripes, resfriados, faringites e amigdalites. Mas, as bebidas geladas podem aumentar a dor, pois elas podem exigir um pouco mais de esforço para engolir, fazendo com que o paciente sinta mais desconforto na região que já está inflamada. Bebidas quentes aumentam a salivação e aumentam a produção de opióides no cérebro, com isso reduzem a dor local. Devemos lembrar que algumas bactérias que infeccionam a garganta podem se multiplicar com bebidas geladas e, por outro lado, o corpo tende a aumentar a nossa temperatura para combater a infecção (febre), com isso eliminando algumas bactérias termosensíveis da garganta.

Muitos pacientes questionam ainda o fato de no caso de em cirurgias de amígdalas ser recomendado a ingestão de bebidas frias, mas isso se deve ao fato desse tipo de alimento reduzir o risco de sangramentos.

?Hospital IPO Campo Largo: 41.3032-5020

16 de janeiro de 2020 , , , ,