Blog

Como limpar o ouvido

Primeiramente, é importante ressaltar que a cera é um mecanismo de autolimpeza, produzida pelo nosso organismo para proteger e lubrificar. Assim, esse mito sobre a limpeza constante do ouvido deve ser extinto, pois o ouvido possui um sistema autolimpante.
Para orientar, separei algumas dicas e cuidados importantes a respeito da higiene do ouvido:

📌Limpeza em casa
Você deve apenas cuidar da limpeza da parte externa da orelha (da abertura do pavilhão auricular). E isto pode ser feito até com uma toalha. Se você optar pelo cotonete, não introduza dentro do canal auditivo, você pode acabar empurrando a cera mais profundamente.

📌Audição abafada ou zumbidos
Quando isto acontece, pode haver bloqueio de cera na orelha. O ideal é procurar um otorrino para que ele prescreva o tratamento adequado que pode ser o uso cerumeliticos ou até a remoção em consultório com instrumentos ou irrigação.
❌Importante, não tente fazer a remoção introduzindo receitas caseiras, velas ou álcool!

📌Excesso de cera
Este mecanismo de autolimpeza do canal auditivo pode falhar e algumas pessoas podem produzir muito cerúmen. Nestes casos, devem ser feitas visitas periódicas ao médico especialista. Além destes casos, pessoas que usam aparelhos auditivos e tampões para dormir também devem fazer visitas frequentes.

16 de agosto de 2019 , ,
Sobre combustiva

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *