Blog

Como lidar em casos de engasgo

Você já deve ter visto em filmes aquelas manobras para ajudar pessoas em casos de engasgo. Embora pareça algo fácil de fazer, é preciso entender a técnica aplicada para ajudar e não prejudicar quem já está sofrendo.

Na entrada da nossa laringe está a epiglote, uma espécie de porta que fica quase sempre aberta para passagem do ar para os pulmões e se fecha quando engolimos para evitar que o alimento vá para a passagem que leva o ar aos pulmões. O engasgo acontece quando o alimento ou líquido pega o “caminho errado”, ou seja, quando consegue ultrapassar a epiglote.

O primeiro passo é manter a calma. Se a pessoa não conseguir expelir o objeto após tossir, alguns procedimentos precisam começar a ser executados para evitar a asfixia. Primeiro, ligue para o sistema de emergência, para só depois tentar as manobras de auxílio. Depois tente dar tapas no alto das costas (cuidado com a força). Se ainda assim a pessoa continuar engasgada, está na hora de aplicar a Manobra de Heimlich.

Se posicione atrás da vítima (em caso de crianças, se ajoelhe para ficar na mesma altura), passe os braços ao redor dela, feche uma das mãos, a posicione na entrada do estômago (na transição do tórax com a barriga, logo abaixo das costelas, bem na linha média da pessoa) e com a outra mão comprima a primeira. Faça movimentos para empurrar as mãos para dentro do estômago e depois para cima, com o intuito de empurrar o objeto de volta para a boca.

Se ainda assim, a pessoa continuar com o objeto preso, mantenha a calma e aguarde o socorro médico.

____

📌Dr. Diego Pizzamiglio – Otorrino Curitiba

📌CRM-PR 23.174 | RQE-PR 1440

📱CEOM Curitiba: 41. 3267-4654

📱Hospital IPO: 41. 3314-1500

📱Hospital IPO – São José: 41. 3081-6700

📱Hospital IPO Campo Largo: 41.3555-3580

30 de junho de 2020 , , , , ,
Sobre combustiva

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *