Amoxicilina já não faz mais efeito para mim. E agora?

Infelizmente, essa costuma ser uma frase comum no consultório. O primeiro passo é entender por que isto acontece.

Muitos pacientes ao sentirem melhora dos sintomas da infecção costumam interromper o tratamento no meio do caminho. Isso faz com que algumas bactérias que possam vir a continuar o processo infeccioso que se tinha no início se mantenham no organismo. Além disso, a longo prazo essa interrupção contribui com o processo chamado de resistência bacteriana, quando as bactérias vão se tornando resistentes àqueles medicamentos, isto é, pelo curto espaço de tempo tomado, encerrado antes do período orientado, as bactérias mais “fraquinhas” morrem e aquelas mais fortes que estavam começando a ficar “abaladas” pelo antibiótico se recuperam e voltam a se reproduzir fortalecidas…

Por isso, para evitar que este quadro de resistência aconteça até com outro tipo de medicação que o médico pode te prescrever quando a amoxicilina deixa de fazer efeito, é importante continuar o tratamento até o final! Se não, você mesmo estará iniciando o processo de resistência à medicação.

?Dr. Diego Pizzamiglio –  Otorrino Curitiba

?Hospital IPO Campo Largo: 41.3555-3580

#otorrino #otorrinolaringologista #otorrinocuritiba #otorrinolaringologistacuritiba #drdiegopizzamiglio #amoxicilina

16 de abril de 2020 , , ,