Afinal, é perigoso tomar antibiótico?

Antibióticos são medicamentos sintéticos ou naturais que ajudam o organismo humano a eliminar e impedir a multiplicação de bactérias nocivas ao corpo.

O uso incorreto e indiscriminado de antibióticos pode causar problemas ao organismo como gastrite, danos ao fígado e aos rins, infecção sanguínea e reações alérgicas, e contribuir para a formação das chamadas superbactérias, ou seja, bactérias resistentes a esse tipo de medicação, representando um grande risco à saúde. O uso de antibióticos sem necessidade, ou sem indicação (como exemplo, utilizar antibiótico para infecções ocasionadas por vírus, como as gripes e resfriados), faz com que muitas bactérias no nosso corpo “morram” e outras mais “fortes” sobrevivam e se multipliquem, gerando resistência a esse antibiótico.

Portanto, os antibióticos em si não são perigosos, porém é fundamental tomar alguns cuidados como:

?nunca usar antibióticos sem a indicação médica;

?tomar somente a dose prescrita e seguir os horários corretos;

?não interromper o tratamento antes do prazo indicado, mesmo que não apresente mais os sintomas;

?nunca utilizar medicações fora do prazo de validade;

?evitar a ingestão de medicamentos abertos previamente, pois o vencimento muda após o rompimento do lacre.

Dúvidas? Agende a sua consulta pelos links na BIO!

?Clínica CEOM – Unidade IPO Jardim das Américas: 41. 3267-4654 | 41. 99543-1379

?Unidade IPO Campo Largo: 41.3555-3580 | 41. 98441-4340