A relação entre a asma e a rinite alérgica

A relação entre asma e rinite alérgica é tão grande que alguns estudos as defendem como manifestações da mesma doença, isso porque pesquisas mostram que 80% dos asmáticos tem rinite alérgica e 40% dos pacientes com rinite apresentam também asma. Mas por que isso acontece?

.

A rinite é um processo inflamatório ou infeccioso da mucosa nasal, desencadeado por uma resposta do organismo à componentes alérgicos como ácaros, poeira, fungos, pólens e pêlos de animais. No caso da asma, o mesmo padrão de inflamação ocorre nos pulmões, favorecendo a teoria de uma doença única (já que o mesmo tipo de pele que reveste o nariz reveste parte da traquéia e pulmão). A rinite pode ter origem alérgica ou não alérgica (infecciosa, irritativa, vasomotora, etc), sendo que qualquer exacerbação pode levar a um descontrole da asma.

.

Por isso, é importante tratar a rinite como uma condição séria que necessita de atenção. Manifestações da doença por mais de cinco dias demandam uma visita ao otorrino para investigação das causas e orientações de tratamento.

É muito importante o seu otorrino ter comunicação com o seu pneumologista para conseguirem êxito em seu tratamento e controle das condições relacionadas à sua asma e rinite.

Alguns pacientes além de apresentar asma e rinite podem desenvolver uma forma de sinusite crônica chamada rinossinusite crônica com polipose nasal. Por esse motivo, muitas vezes o seu pneumologista orienta uma consulta com o otorrino para descartar ou confirmar esta hipótese (isso será tema de outro post em breve).

.

Cabe ressaltar que o tratamento da rinite contribui para o controle da asma, ajudando inclusive, a prevenir manifestações da doença no futuro.

?Clínica CEOM  – Unidade IPO Jardim das Américas: 41. 3267-4654

?Unidade IPO Campo Largo: 41.3555-3580